sábado, 12 de junho de 2010

Homens Lagarto

Pessoal achei essa matéria sobre essa ilustração mistica de um homem lagarto que aparece em várias ilustrações do D&D.
Créditos BLOG VORPAL
e RAFAEL BELTRAME

Esta sem dúvida é uma das capas mais legais que já vi num livro básico de RPG. Simples e sem muitos detalhes, a atmosfera e ação capturadas no desenho são fantásticas, na minha opinião.

Quem eram estes homens-lagartos? Guardiões de algum tipo de templo? Qual a importância desta estátua? Seria algum demônio cultuado neste local?
O grupo é grande, possivelmente composto pelo “grupo principal” e alguns mercenários contratados, algo muito comum no modo de jogar da época. Vejam a contra capa do livro, muitas vezes esquecida:

Podemos ver então mais 6 pessoas, e uma delas arrasta mais um lagarto pelo rabo. O fato de estarem ENTRANDO nessa sala com o lagarto, e dos outros dois estarem empilhados aos pés da estátua, nos faz pensar que a lista de monstros mortos pode ser muito maior! Observem mais uma caracteristica Old School aqui: ao inves de matar os monstros e deixá-los jogados por ai, os aventureiros estão sendo cautelosos e guardando todos os corpos no mesmo lugar. Talvez, outros monstros façam patrulha, e poderiam encontrar os companheiros mortos no chão e coisa poderia ficar preta!
Ter cautela e explorar aos poucos, sempre planejando, é uma marca forte do modo Old School.
Podemos ver também os baús sendo carregados e um deles aberto. Talvez essa estátua esteja na rua uma vez que o grupo da contra capa esta vindo de um lugar luminoso, e a estátua esta dentro de um ambiente com um arco, talvez de um pátio interno. Se fosse o caso, o que teria no baú aberto?
E as classes? E os dois afanando aquela jóia da estátua, enquanto o aparente mago faz um “jóinha” pra eles?
Acho que eu poderia criar uma aventura, talvez uma campanha, apenas olhando pra essa magnífica capa do Trampier. A capa destes livro (Players Handbook, AD&D 1ed, 1º tiragem em 78) é tão mágica que muitos já fizeram homenagens a ela, incluindo o próprio D&D.
Achei as seguintes referências, caso alguém saiba de mais algum por favor me diga que eu posto aqui com os devidos créditos!
Escudo do Mestre, AD&D 1ed
AD&D 2ed, Livro do Mestre
Players Handbook 2, D&D 3ed
                                                           
                       Brincadeira de 1º de abril, Dragon Magazine 120 -  Propaganda 30 anos D&D
                                 Figura interna do livro Hacklopedia of Beasts Vol V, do Hackmaster
                                                          Miniatura do Otherworld Miniatures

                                             Capa do livro Scroll of Exalts, do Exalted

7 comentários:

  1. Muito legal Tony, acho que deveríamos jogar uma campanha baseada na OLD SCHOOL para entender-mos o início do D&D.

    ResponderExcluir
  2. Caroti..muito 10, mais uma vez!
    Legal ver como as histórias perduram no tempo.

    ResponderExcluir
  3. André o Old School não é muito diferente do que a gente joga, o Firmo e o Dindo são mestres old school. è que tem gente por ai jogando Ad&d (2ª ed) e outros mais antigos. É que a 4ª ed avacalhou de vez.. tem milhares de raças e classes, milhares de regras, miniaturas, mapas e a interpretação fica em 2º plano!

    ResponderExcluir
  4. Ahhhh... e até hoje eu achando que o Firmo só tinha 38 anos....

    ResponderExcluir
  5. oi amigo. ainda to curtindo seu blog. queria ter suas capacidades "internéticas" e "photoshópicas" para incrementar meus jogos (estou ouvindo o video de apresentação do seu grupo).
    Olha só, acredito que assim como eu, o Fabiano do Vorpal nao se importa que use nossos textos, mas te peço por favor que antes da postegem, cite de onde vc esta tirando. no caso, este texto é meu, publicado no mesmo dia que o do Igor "Dungeon Compendium" para celebrarmos esta maravilhosa capa. Vi que em postagens posteriores vc colocou a fonte, e já lhe agradeço por isso. abraço e sucesso

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafael, já fiz a edição e coloquei os devidos crédito, desculpe não ter citado antes, mas não havia encontrado citações sobre o autor.
    Espero que passa sempre por aqui e comente a vontade.
    Abraço

    ResponderExcluir
  7. opa, sem problema ;)

    a citação fica logo na parte de cima, no cabeçario, abaixo do titulo .

    vou frequentar sim, pode deixar! o bom humor do seu blog (e aparentemente do seu grupo) fazem parte, na minha opiniao, de algo essencial do RPG, q muitas pessoas acabam esquecendo: diversao!

    abraço

    ResponderExcluir