Pessoal achei essa matéria sobre essa ilustração mistica de um homem lagarto que aparece em várias ilustrações do D&D.
Créditos BLOG VORPAL
e RAFAEL BELTRAME
Créditos BLOG VORPAL
e RAFAEL BELTRAME
Esta sem dúvida é uma das capas mais legais que já vi num livro básico de RPG. Simples e sem muitos detalhes, a atmosfera e ação capturadas no desenho são fantásticas, na minha opinião.
Quem eram estes homens-lagartos? Guardiões de algum tipo de templo? Qual a importância desta estátua? Seria algum demônio cultuado neste local?
O grupo é grande, possivelmente composto pelo “grupo principal” e alguns mercenários contratados, algo muito comum no modo de jogar da época. Vejam a contra capa do livro, muitas vezes esquecida:
Podemos ver então mais 6 pessoas, e uma delas arrasta mais um lagarto pelo rabo. O fato de estarem ENTRANDO nessa sala com o lagarto, e dos outros dois estarem empilhados aos pés da estátua, nos faz pensar que a lista de monstros mortos pode ser muito maior! Observem mais uma caracteristica Old School aqui: ao inves de matar os monstros e deixá-los jogados por ai, os aventureiros estão sendo cautelosos e guardando todos os corpos no mesmo lugar. Talvez, outros monstros façam patrulha, e poderiam encontrar os companheiros mortos no chão e coisa poderia ficar preta!
Ter cautela e explorar aos poucos, sempre planejando, é uma marca forte do modo Old School.
Podemos ver também os baús sendo carregados e um deles aberto. Talvez essa estátua esteja na rua uma vez que o grupo da contra capa esta vindo de um lugar luminoso, e a estátua esta dentro de um ambiente com um arco, talvez de um pátio interno. Se fosse o caso, o que teria no baú aberto?
E as classes? E os dois afanando aquela jóia da estátua, enquanto o aparente mago faz um “jóinha” pra eles?
Acho que eu poderia criar uma aventura, talvez uma campanha, apenas olhando pra essa magnífica capa do Trampier. A capa destes livro (Players Handbook, AD&D 1ed, 1º tiragem em 78) é tão mágica que muitos já fizeram homenagens a ela, incluindo o próprio D&D.
Achei as seguintes referências, caso alguém saiba de mais algum por favor me diga que eu posto aqui com os devidos créditos!
Escudo do Mestre, AD&D 1ed
AD&D 2ed, Livro do Mestre
Players Handbook 2, D&D 3ed
Brincadeira de 1º de abril, Dragon Magazine 120 - Propaganda 30 anos D&D
Figura interna do livro Hacklopedia of Beasts Vol V, do Hackmaster
Miniatura do Otherworld Miniatures
Capa do livro Scroll of Exalts, do Exalted
Muito legal Tony, acho que deveríamos jogar uma campanha baseada na OLD SCHOOL para entender-mos o início do D&D.
ResponderExcluirCaroti..muito 10, mais uma vez!
ResponderExcluirLegal ver como as histórias perduram no tempo.
André o Old School não é muito diferente do que a gente joga, o Firmo e o Dindo são mestres old school. è que tem gente por ai jogando Ad&d (2ª ed) e outros mais antigos. É que a 4ª ed avacalhou de vez.. tem milhares de raças e classes, milhares de regras, miniaturas, mapas e a interpretação fica em 2º plano!
ResponderExcluirAhhhh... e até hoje eu achando que o Firmo só tinha 38 anos....
ResponderExcluiroi amigo. ainda to curtindo seu blog. queria ter suas capacidades "internéticas" e "photoshópicas" para incrementar meus jogos (estou ouvindo o video de apresentação do seu grupo).
ResponderExcluirOlha só, acredito que assim como eu, o Fabiano do Vorpal nao se importa que use nossos textos, mas te peço por favor que antes da postegem, cite de onde vc esta tirando. no caso, este texto é meu, publicado no mesmo dia que o do Igor "Dungeon Compendium" para celebrarmos esta maravilhosa capa. Vi que em postagens posteriores vc colocou a fonte, e já lhe agradeço por isso. abraço e sucesso
Olá Rafael, já fiz a edição e coloquei os devidos crédito, desculpe não ter citado antes, mas não havia encontrado citações sobre o autor.
ResponderExcluirEspero que passa sempre por aqui e comente a vontade.
Abraço
opa, sem problema ;)
ResponderExcluira citação fica logo na parte de cima, no cabeçario, abaixo do titulo .
vou frequentar sim, pode deixar! o bom humor do seu blog (e aparentemente do seu grupo) fazem parte, na minha opiniao, de algo essencial do RPG, q muitas pessoas acabam esquecendo: diversao!
abraço