sexta-feira, 16 de julho de 2010

A Importância das Ilustrações

Bom pessoal falando mais um pouco sobre as ilustrações do D&D, achei um texto interessante no ótimo blog Dungeon Compendium e colei integralmente ai pra vocês lerem. 
Abraços e não deixem de comentar.


Quando eu estava pesquisando umas imagens para a postagem de anúncio do falecimento de Frank Frazetta dias atrás, acabei pensando no assunto da importância das ilustrações no RPG, e me lembrando de uma coisa: na verdade, o grande fator responsável pelo meu interesse no RPG foi uma ilustração.
Não era uma grande ilustração, apesar de bem feita. Apenas uma ilustração de personagem numa planilha de GURPS. Um guerreiro/bárbaro de bigode, com um machado, em preto e branco, feita a nanquim. Mas posso afirmar que, naquela altura da minha vida (por volta dos 10 anos de idade), ela me chamou mais atenção do que a rolagem de exemplo que eu fiz naquele dia.
Eu acredito que as ilustrações tem um importante papel em atrair novos jogadores. Quantas vezes alguém já não abriu um livro novo numa loja de RPG, só porque a ilustração da capa lhe atraiu a atenção?
É certo também que as ilustrações de RPG mudaram bastante ao longo do tempo, possivelmente retratando uma mudança no estilo de jogo (ou no tipo de jogadores) pretendido pelas editoras, um assunto interessante que já foi tratado em outros blogs.
O fato é que as ilustrações acabam ficando para sempre em nosso imaginário, nos influenciando, servindo como parâmetro para nossa imaginação, sendo responsáveis por grande parte dos componentes de nossos jogos.

Quem de vocês nunca teve uma experiência como essa?

Um comentário:

  1. Na boa: ilustração é essencial no RPG. Facilita a imaginação. É só verificar o efeito que as miniaturas do Caroti fizeram em nós.

    ResponderExcluir