quinta-feira, 23 de setembro de 2010

As várias versões do D&D (Primeiras edições)

Bom pessoal esse é mais uma vez um post do Rafael Beltramedo ótimo blog VORPAL, o qual eu acompanho todo dia. Levando em consideração os vários livros de versões antigas do D&D e Ad&d que venho adquirindo as vezes ficamos confusos a qual versão ele pertence, então segue abaixo um pequeno guia que conta a história das versões desde o lançamento do jogo

Parte 1- Original e Básicos
Até hoje eu me confundo as vezes quando leio alguns fóruns/blogs em inglês : Moldvay, RC, Holmes,…
Vou tentar esclarecer um pouco sobre os termos e as edições. No começo, os livros básicos vinham em caixas (ahhh….bons tempos…), e por isso algumas referências se devem também à cor das caixas. Algumas fotos foram retiradas dos sites Acaeum, (o melhor site de material pré-2ed que existe) e TSR Archive (o melhor guia para capas e checklist pré-3ed), e optei por usar as figuras das impressões mais conhecidas.
Vamos lá!
Original Dungeons & Dragons (1974) (OD&D; woodgrain box)
  • OD&D (claro que na época, era apenas D&D), woodgrain box (caixa cor de madeira, contendo 3 livros. Nas últimas impressões, a caixa seria branca).
Escritos por Gary Gygax e Dave Arneson.
Basic Dungeons & Dragons (vários anos) (BD&D; ver abaixo)
  • Holmes, blue box (1977-1979). Compreende da 1ª à 7ª impressão.
  • Moldvay, magenta box (1981). 8ª impressão até a 11ª.
  • Mentzer, red box (1983-1989). 12ª impressão até a 14ª.
  • Classic Dungeons & Dragons, black box (1991-1996). 15ª impressão até a 18ª.
Blue box (editado por Eric Holmes), magenta box (editado por Tom Moldvay), red box (editado por Frank Mentzer) e black box*
O box de Frank Mentzer é conhecido também como “Set 1 : Basic Rules”, pois logo em seguida teríamos outros “sets” que expandiriam o jogo, até os personagens tornarem-se imortais!
Todas as edições e revisões do jogo ** tiveram suplementos que traziam novas regras, classes, monstros, tesouros e dicas para conduzir, criar e incrementar as aventuras e campanhas.
* o “Classic D&D” é uma simplificação do Rules Cyclopedia, livro que por sua vez é um tipo de compilação (com poucas diferenças) das regras de Frank Mentzer (conhecidas em conjunto como “BECMI”: basic-expert-companion-master- immortal)

** do “basic”, contamos até a versão de 1989. Algumas pessoas não consideram o black box como uma nova edição em sí, pois o mesmo não traz novas regras, apenas uma compilação de edições anteriores.

Parte 2 - Expert 
Ok, após esclarecer um pouco sobre as várias caixas básicas, vamos entender um pouco dos livros “Expert” que seguiram após o Basic Set de Moldvay e o Basic Rules Set 1 (de Frank Mentzer).
  • Expert Set (1981) : continuação do Basic de Moldvay, abrangendo os níveis 4 ao 14. Sua caixa era azul claro, tornando-o conhecido também como “light blue box”. Escrito por Dave Cook, teve sua primeira impressão em 1981 e ilustração da capa por Erol Otus, um dos artistas mais famosos da “velha guarda”.
  • Expert Rules Set 2 (1983) : apesar do nome semelhante, este foi escrito por Frank Mentzer e segue o padrão do livro básico escrito pelo mesmo. Conhecido também por “blue box”, abrangia os mesmos níveis do Expert Set (4-14).
Este modelo do título no livro de Mentzer iria mudar para “Set 2: Expert Rules”, como já havia ocorrido com o Basic Rules Set 1 (que passou para “Set 1: Basic Rules”) . Por sinal, tanto o Set 1 quanto o Set 2 foram lançados no mesmo ano (1983).

Parte 3- Companion, Master e Immortal
Estamos quase no fim das matéiras sobre as regras precursoras, hoje veremos os Sets 3, 4 e 5.
Todos estes livros seriam complementos para o Basic e do Expert de Frank Mentzer (e escritos pelo mesmo), expandindo o jogo não apenas nos níveis dos personagens, mas nas regras e conceitos.
Apesar da cor do livro ser a mesma da caixa, os livros não são popularmente conhecidos pela cor da caixa, como ocorre com as edições básicas. Normalmente são referidas em conjunto, como BECMI (BasicExpertCompanionMasterImmortal).
Diferente do Basic e do Expert, os módulos criados para dar suporte ao Companion, Master e Immortal foram exclusivos, ou seja, eram os únicos a dar suporte a cada um destes. Então, os módulos do Companion tinham o código “CM”, do Master “M” e do Immortal “IM”.
  • Set 3: Companion Rules (1984) – Avançava do nível 15 ao 25 e trazia dentre suas novidades, regras para que os personagens comandassem seu próprios reinos.
  • Set 4: Master Rules (1985) – Do nível 25 ao 36, era o último com regras para personagens “mortais”. Assim como todas as versões anteriores do BECMI, as regras complementavam e expandiam os conceitos vistos anteriormente.
  • Set 5: Immortal Rules (1986) – Após atingir o 36º level e cumprir uma série de dificílimas tarefas, um personagem poderia aspirar a ser um Imortal, com poderes além dos imagináveis por meros mortais!
Em 1991, as quatro primeiras caixas de Mentzer seriam compiladas e levemente editadas por Aaron Allston formando o “Rules Cyclopedia”, o maior livro de regras até então, com um pouco mais de 300 páginas. Em adição, o RC trazia o cenário “Know World” e o “Hollow World”, ambos mais tarde incorporados no que viria a ser “Mystara“.
No ano seguinte (1992), o Set 5: Immortal Rules seria revisado e ampliado tambpém por Aaron Allston, chamando-se então “Wrath of the Immortals”, e seria um complemento às regras do Rules Cyclopedia.
Bom pessoal, longe de estar completo, este foi um apanhado geral para se entender as diferentes versões das primeiras edições do jogo. Espero que tenha sido útil, se não como resposta, como um ponto de partida para futuras pesquisas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário