terça-feira, 12 de abril de 2011

Pessoal mais uma matéria bem legal do VORPAL, postado pelo Rafael Beltrame

O que você responderia se eu perguntasse “de onde surgiu o D&D”?
Muitos responderiam que ele surgiu do Chainmail, um dos primeiros wargames de fantasia medieval (ou seja, um wargame que fugia das “batalhas reais” e acrescentava elementos da literatura fantástica, presente em Conan ou O Senhor dos Anéis).
Bom, a história precisa ser explicada um pouquinho melhor.
CHAINMAIL

Chainmail foi criado por Gary Gygax e Jeff Perren e publicado em 1971, primeiramente pela Guidon Games e logo após pela recém fundada TSR (com o nome “Tactical Studies Rules”). O jogo foi um sucesso, principalmente pelo suplemento de pouco mais de 10 páginas sobre fantasia medieval. Aqui já podiamos ver elementos muito familiares nos dias de hoje, como “lightning bolt”, “conjure elemental” e vários monstros.


DAVE ARNESON

Dave Arneson (co-criador do D&D) sempre gostou de interpretar em seus jogos, dando missões mais elaboradas aos jogadores de seus wargames (o “referee”, ou seja, o juiz dos jogos de guerra foi a inspiração para criar o Dungeon Master). A prática de “apimentar” os wargames era comun tanto para Gygax quanto para Arneson. Por exemplo, certa vez Gary disse para um grupo de jogadores, enquanto arbitrava uma partida , que o grupo deles tinha um mago que poderia lançar bolas de fogo, etc. Dave teve um personagem “destaque” (como um herói, uma peça que valia por vários soldados*) que era um druida com um “phaser” de Star Trek.
Arneson inventou um jogo simples no verão de 1970 em que miniaturas medievais exploravam as masmorras de um castelo repleto de monstros fantásticos. De início, um sistema simples de “pedra-papel-tesoura” fora usado, mas logo após adaptaria as regras de um jogo de batalha naval (gênero que também agradava Gygax), e assim nascia a “Classe de Armadura”.
Buscando inspiração e insatisfeito com as regras do Chainmail, Dave Arneson fez uma maratona de dois dias assistindo filmes de monstros, lendo vários livros do Conan e se empanturrando de pipoca. Ele diz: “Naquela época, eu estava cansado das minhas campanhas do “Nappy” [N.T. apelido para “Napoleão”] e suas regras rígidas e estava me rebelando contra isso”.
Através de adaptações das regras do Chainmail e as anotações resultantes dessa maratona, Dave surgiu com o jogo “Blackmoor”, que para os padrões de hoje, seria mais próximo de um “cenário de campanha” do que um jogo propriamente dito.
Na partida seguinte dos jogos Napoleônicos, Dave colocou um castelo em jogo. Os jogadores, de inicio, acharam que era uma campanha na Polônia ou algo assim. Dave disse que era o castelo em ruínas do Baronado de Blackmoor, e que eles teriam que invadir suas masmorras. Os jogadores a principio não ficaram muito entusiasmados, acostumados a invadir castelos e não a ficar perambulando por ai. Mas eles perambularam e perambularam.
Na verdade, David Wesely (um dos integrantes do grupo de jogos de Arneson) inventou um jogo chamado “Braunstein”, que enfatizava a interpretação na época das guerras de Napoleão. Blackmoor começou como um jogo de Braunstein, mas logo a parte “dungeon” fora incorporada.
Em 1972, Arneson apresentou seu Blackmoor para Gygax, que gostou da idéia. Assim, a idéia fora trabalhada (ver abaixo: “Gygax VS Arneson) no que hoje conhecemos como Dungeons & Dragons.
*esta é a origem do conceito de níveis: um guerreiro de nível 3 valeria por 3 guerreiros, e assim em diante.


Gygax VS Arneson

A grande briga entre Gygax e Arneson, de certo forma, está no quanto o Chainmail influenciou na criação do D&D. Arneson tem crédito de “co-autor” do D&D, mas ele diz que o Chainmail (obra de Gygax) influenciou muito pouco na criação do D&D.
Gygax, por outro lado, não só fala que Chainmail foi a maior inspiração para o D&D, comodiz que Arneson deu várias “sementes” de  idéia, e que a parte de criação foi mais de seu crédito.
Em 1979, Arneson entrou em processo contra a TSR pelos direitos dos produtos da marca “AD&D”, alegando que era um derivado do D&D. Para ele, não era interessante associar o D&D com o Chainmail, uma criação de Gygax. Gygax, por outro lado, dizia que o AD&D era diferente o suficiente para ser considerado outro jogo. O resultado disso não se sabe, mas dizem que a Wizards of the Coast acertou uma quantidade não divulgada com Dave Arneson (na época da compra da TSR, claro), e o caso foi encerrado.


Concluindo:
Como podem ver, o assunto é um pouco delicado e existem versões diferentes da criação efetiva do jogo.
Gygax diz que o D&D veio do Chainmail, criação dele. Arneson diz que veio mais de suas idéias. Gygax diz que Arneson contribuiu mais com idéias do que com a elaboração efetiva do jogo. Arneson diz que o D&D usou mais coisas do Braunstein e de suas campanhas…
Minha opinião é que ambos contribuíram para o jogo que tanto amamos, e é isso que importa. Como Gygax continuou na TSR por mais tempo que Arneson, acabou contribuindo mais para o D&D. Sistemas a parte, ambos sabiam prender a atenção dos jogadores, e acho que isso é o mais importante em ser um Dungeon Master.

2 comentários: