sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Arte Fantástica

Matéria retirada do Fanáticos do D20

Você reconhece estes nomes: Caldwell, Elmore, Easley, Fields e Parkinson?


Se não, eu aposto que você reconheça seus trabalhos. Estes foram sem dúvida os artistas mais prolíficos e populares em D&D durante os anos 1980 e 1990. A maioria dos manuais de D&D, livros básicos, aventuras, romances e revistas dos anos 80 e início dos anos 90 caracterizou as obras de um desses cinco artistas em suas capas. Cada edição do D&D tinha um tipo diferente de arte, que era exclusivo para essa versão do jogo. Com o AD&D, a arte foi levada a um nível totalmente novo. Ele assumiu um realismo que era, até então, pouco característico em RPGsEsta abordagem realista foi aplicada a mais do que os monstros. Os heróis de diferentes raças e classes foram mostrados lutando contra estes monstros de fantasia. Você acredita que esta cena poderia realmente existir. Os detalhes foram excelentes. As armas e armaduras eram autênticos e precisos. Só o mero vislumbre de uma cena dessas te fazia querer comprar o livro no ato. Os magos artísticos do AD&D foram, infelizmente, deixados para trás quando o jogo foi reinventado com a 3ªEdição. A direção artística mudou. Estou certo que o dinheiro foi um fator e tenho certeza que não havia política interna. A 3ªEdição recebeu menos atenção para a arte e mais atenção às novas regras. Basta olhar para as capas dos livros. Pela primeira vez eles não retratam dragões ou aventureiros. No auge do AD&D, Caldwell, Elmore, Easley, Fields e Parkinson foram os melhores dos melhores. Você olha para os heróis em suas pinturas e pensa, isso é o que quero que meu personagem se pareça. Eles foram fodas.
Clyde Caldwell
Um monte de jogadores da old school vai se lembrar do trabalho de Caldwell das capas das aventuras de Gazetteer. Ele fez um monte de trabalhos para Forgotten Realms, incluindo a capa memorável para o romance "Curse of the Azure Bonds". Mas para mim, o trabalho que sempre me lembrará de Caldwell são as capas dos Ravenloft original e Ravenlot II.
Larry Elmore
Se você é um fã de Dragonlance, então você sabe do trabalho de Larry Elmore. Ele pintou as capas de todos os primeiros romances. A atenção de Elmore aos detalhes é inigualável por seus pares. Quando criei novos personagens muitas vezes eu olhava para o seu trabalho para buscar inspiração. Além de Dragonlance, Elmore pode ser lembrado pelo alguns dos jogos mais antigos, como a capa da caixa vermelha do D&DMeu trabalho favorito de Elmore sempre foi as cena em que Laurana observa Sturm morto ao chão.
Fred Fields
Destes cinco gigantes, Fields era o que mais "viajava". Sua arte impressionava pela quantidade de elementos fantásticos aliados as boas e velhas armaduras e espada. Havia algo sinistro em sua arte, uma espécie de mensagem subliminar. De todo o seu trabalho, gosto muito da capa do romance "Red Wizards".
Keith Parkinson
Em 26 de outubro de 2005, Keith Parkinson perdeu sua batalha contra a leucemia e morreu. Ele tinha 47 anos de idade. Fiquei chocado ao saber da sua morte. Porque que o Sarney não morre. O homem pode ter ido, mas seu trabalho vai viver. Keith figura entre os meus desenhos mais prediletos, como a capa da Dragon #137, onde um anão cavalga um lagartão na neve e a belíssima imagem dos heróis da lança cavalgando e logo atrás a imensa fortaleza voadora da Rainha das Trevas.
Jeff Easley
Ninguém dragões pintados como Easley. Muitos tentaram, mas ele era o mestre. A TSR sabia que quando o jogo envolvia dragões o melhor era o Easley. Quando o AD&D recebeu novas capas no início dos anos 80, Easley pintou todas elas. Ele também pintou as capas para a maioria dos básicos do AD&D 2ªEdição. Ele foi provavelmente o mais prolífico dos cinco artistas. Com um artista que produziu tanta coisa, é difícil escolher uma favorita.
Como em qualquer discussão artística nunca há uma resposta certa ou errada. Estou compartilhando isto porque acredito que uma capa pobre pode significar que o interior do livro te surpreenderá, mas nada como uma bela pintura a ser observada e sonhada. Pois é disso que somos feitos, os RPGistas, de imaginação. E atá a segunda parte, abaixo segue a lista de sites oficiais dos artistas.
Clyde Caldwell
- Website
- Gallery
Larry Elmore
- Website
- Gallery
Fred Fields
- Website
- Gallery
Keith Parkinson
- Website
- Gallery
Jeff Easley
- Website
- Gallery

3 comentários:

  1. Caroti,
    Os caras são geniais....poderia incluir alguém ai também: VC.
    ainda vamos ganhar dinheiro com vc, não se preocupe!hehe

    ResponderExcluir
  2. Gostei mais de Keith Parkinson.

    As imagens dele são realmente muito boas.

    ResponderExcluir