segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Agora É Oficial: Vem Aí D&D 5ª edição!


MATÉRIA RETIRADA DO BLOG DUNGEON COMPÊNDIUM
POSTADA POR    

Na verdade essa notícia não é nenhuma novidade, todo mundo já sabia que a Wizards of the Coast estava trabalhando em uma 5ª edição para o Dungeons & Dragons. A recontratação do Monte Cook só confirmava os boatos.

Mas agora é oficial: os Magos da Costa realmente estão trabalhando na próxima edição do RPG mais velho do mundo. O anúncio foi feito primeiramente pelo fórum ENWorld (na verdade, duas vezes), e peloNew York Times, e depois no próprio site da Wizards.

E já estão trabalhando nisso a bastante tempo mesmo, já que nopróximo evento D&D Experience, que acontece no fim deste mês, já haverá uma aventura de playteste (na verdade, segundo o ENWorld, playtestes já vem sendo realizados a algum tempo).

Segundo o anúncio, a Wizards procura fazer desta uma edição que agrade ao maior estilo de jogadores possível, uma espécie de edição que seja compatível com todas as edições anteriores. Uma espécie de base simples com vários conjuntos de regras modulares, para que cada grupo possa escolher quais regras utilizar.

A experiência mostra que quem tenta agradar a todos, não agrada a ninguém, mas vamos esperar com otimismo que consigam fazer um trabalho melhor do que com a 4ªed.

Mas a grande novidade mesmo é a realização de playtestes abertos, e a intenção da equipe de desenvolvimentode ouvir as opiniões e sugestões dos fãs, de um modo nunca antes realizado para o D&D. Parece que a Wizards aprendeu alguma coisa com a Paizo, apesar de que na minha opinião muitas coisas presentes no Beta-teste dePathfinder estavam melhores do que na versão final.

Quem quiser acompanhar as novidades da nova edição e talvez participar dos playtestes, que devem começar a partir de Março, é só se cadastrar e acompanhar o grupo D&D Next.

A boa notícia em tudo isso é que o pessoal da Wizards afirma categoricamente que o foco sãoos jogos de mesa, e que a tão temida “edição digital” do D&D não vai acontecer!

Também foi afirmado que Forgotten Realms receberá suporte desde o início, apesar de que vai ser dificil consertar o que fizeram com o cenário na 4ª edição. E é aí que vem uma má notícia: segundo a empresa, um estúdio de arte de video-games chinês já foi contratado para trabalhar no cenário. Isso provavelmente significa mais arte no estilo D&D 4ªed. O que será que eles vêem de errado com Jeff Dee, Larry Elmore, Jeff Easley, Erol Otus, Russ Nicholson ou os irmãos Hildebrandt?

Provavelmente a nova edição não deve ser lançada antes de meados do ano que vem, então vamos esperar e talvez enviar nossas opiniões e feedbacks, e quem sabe tenhamos uma edição que valha a pena jogar.

6 comentários:

  1. É isso mesmo Firmo.
    O que eu achei de positivo é que eles estão contanto com a participação dos usuários desde o início, entre no site oficial do d&d tem um convite estampado para todos participarem dos playtestes... http://www.wizards.com/dnd/

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. Cara, irão voltar às origens.
    1- sim, nós entendemos de RPG. Nossa intuição legítima e essencial ao jogo estão fortalecidas;
    2- sim, o 4ª ed. é um fracasso;
    3- podemos pensar em migrar.
    grande abraços.
    feliz notícia.

    ResponderExcluir
  3. ah, a Camila não ficará feliz com isso!!!

    Acho que nem a Carla!!!
    jhaha

    ResponderExcluir
  4. ahhaahahah
    Firmo no final das contas a versão não importa, o que importa é o RPG.
    D&D Forever!

    ResponderExcluir