domingo, 29 de maio de 2011

RPG: Um Jogo de Velhos

Pessoal vejam a postagem curiosa do Dungeon Compendium postada pelo


Um de meus amigos perguntou a Chris Pramas em sua palesta na World RPG Fest: “A maioria das pessoas presentes aqui hoje estão na faixa dos 20 e poucos, 30 anos. Você acha que o RPG é um hobby que está envelhecendo?”.
Pois é, essa pergunta surgiu de uma constatação que tínhamos feito pouco antes, no salão do evento. Uns 70% dos presentes eram pessoas com mais de 20 anos (alguns até bem mais do que isso), e várias das crianças presentes eram na verdade filhos do pessoal que estava lá não apenas para acompanhar os pirralhos, mas também para curtir o evento (ou seja, os filhos dos rpgistas).
Curioso que Chris Pramas disse que sim, ele acredita mesmo que o RPG está “envelhecendo”. Não é um hobby em expansão, e poucos novos jogadores surgem, logo os rpgistas estão ficando mais velhos. RPG está se tornando um jogo de velhos (tá, nem tanto...)!
É curioso, porque eu mesmo comecei a jogar tinha uns 10 anos de idade, com um grupo mais ou menos na mesma faixa etária. Hoje parece que só adultos jogam RPG. Isso leva a outro comentário de Pramas: é nossa a responsabilidade de trazer novos jogadores para o hobby.
Sei que pela própria temática do Dungeon Compendium, a maioria dos leitores devem ser um pouco mais velhos (o pessoal que curtiu a caixa preta da Grow), mas a título de curiosidade, eu gostaria mesmo de saber quantos dos leitores deste blog estão abaixo dos 20 anos. Então, por favor, caso algum de vocês fiéis frequentadores, encaixam-se nessa categoria, me deixem saber, postando um recado nos comentários.

Podem acompanhar os comentários clicando AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário